O que são Hemoparasitoses Canina?
Babesia canis, Babesia gibsoni, Erliquia canis, Hepatozoon canis, Micoplasma, Rangelia vitalli, Leishmania infantum, Anaplasma platys e Ricketzia são patógenos que precisam das células sanguíneas (hemácias , leucócitos, plaquetas ) e vasculares para completarem seus ciclos reprodutivos.
Como os Hemoparasitoses se proliferam nos cães?
Outros patógenos podem ser veiculados pelo sangue nas transfusões, mas não necessitam do sangue para sua reprodução, como a Brucella Canis e a Leptospira Sp. Todos os hemoparasitas são transmitidos por carrapatos, pulgas ou mosquito.
Quais são os tipos de Hemoparasitoses?
Os carrapatos são o Rhipicephalus sanguineus, Amblyomma aureolatum ou Amblyomma sculptum. O Rhipicephalus sanguineus é responsável pela transmissão aos cães que habitam domicílios, já o Amblyomma aureolatum transmite aos cães próximos de matas, e o Amblyomma sculptum transmite patógenos no cerrado.
Hemoparasitoses podem causar doenças em pessoas?
O Amblyomma Sculptum transmite a Rickettsia rickettsia que causa a doença Febre Maculosa em humanos. Ano passado matou 80 pessoas. O Amblyomma Aureolatum também transmite esses patógenos às pessoas, a Rangelia vitalli em cães, doença grave que causa muitos óbitos em cães.
A Ehrlichia canis está presente em 60% dos cães no Estado de São Paulo, e 5% nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Erliquiose nesses estados é menos patogênica, causando uma doença mais benigna. Especula – se que a espécie seja a gibsone, e não a canis, para explicar essa diferença dos sinais clínicos.
Se o seu cachorro estiver sofrendo desse mal, não deixe de marcar uma consulta veterinária. Entre em contato para que ele receba o melhor tratamento.