Hemoparasitoses canina: você sabe o que é?

Confira a notícia completa abaixo

Hemoparasitoses canina

Hemoparasitoses canina: você sabe o que é?

O que são Hemoparasitoses Canina?

Babesia canis, Babesia gibsoni, Erliquia canis, Hepatozoon canis, Micoplasma, Rangelia vitalli, Leishmania infantum, Anaplasma platys e Ricketzia são patógenos que precisam das células sanguíneas (hemácias , leucócitos, plaquetas ) e vasculares para completarem seus ciclos reprodutivos.

Como os Hemoparasitoses se proliferam nos cães?

Outros patógenos podem ser veiculados pelo sangue nas transfusões, mas não necessitam do sangue para sua reprodução, como a Brucella Canis e a Leptospira Sp. Todos os hemoparasitas são transmitidos por carrapatos, pulgas ou mosquito.

Quais são os tipos de Hemoparasitoses?

Hemoparasitoses Canina
Conheça os tipos de Hemoparasitoses Canina.

Os carrapatos são o Rhipicephalus sanguineus, Amblyomma aureolatum ou Amblyomma sculptum. O Rhipicephalus sanguineus é responsável pela transmissão aos cães que habitam domicílios, já o Amblyomma aureolatum transmite aos cães próximos de matas, e o Amblyomma sculptum transmite patógenos no cerrado.

Hemoparasitoses podem causar doenças em pessoas?

O Amblyomma Sculptum transmite a Rickettsia rickettsia que causa a doença Febre Maculosa em humanos. Ano passado matou 80 pessoas. O Amblyomma Aureolatum também transmite esses patógenos às pessoas, a Rangelia vitalli em cães, doença grave que causa muitos óbitos em cães.

A Ehrlichia canis está presente em 60% dos cães no Estado de São Paulo, e 5% nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Erliquiose nesses estados é menos patogênica, causando uma doença mais benigna. Especula – se que a espécie seja a gibsone, e não a canis, para explicar essa diferença dos sinais clínicos.

Se o seu cachorro estiver sofrendo desse mal, não deixe de marcar uma consulta veterinária. Entre em contato para que ele receba o melhor tratamento.

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

A Clínica

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?