Uma pet gestante pode ser a coisa mais linda para os tutores, não é?
Principalmente na primeira gestação de um animalzinho, os tutores costumam ficar aflitos em relação a como cuidar de um pet gestante e assim, gerar mais conforto ao animalzinho neste momento em que ele fica mais fragilizado.
Por isso, no post de hoje iremos sanar as principais dúvidas dos tutores em relação a como cuidar de um pet gestante e garantir que tanto a mamãe, quanto os filhotes fiquem saudáveis.
Como saber se a minha pet está grávida?
O primeiro passo para começar a suspeitar sobre a gravidez, é estar atento aos períodos em que possa ocorrer o cio das fêmeas, que se diferenciam de espécie para espécie. Os principais sintomas do cio, são:
- Carência e mais necessidade de atenção que o normal;
- Lamber excessivamente as partes íntimas;
- Agitação ou inquietação;
- agressividade;
- “Menstruação”
Caso note esses sinais, após o período de cio passar, você já poderá procurar por um médico veterinário para saber se sua fêmea está prenha ou não. Além disso, ela ainda pode apresentar sinais como cansaço, aumento abdominal e entre outros sintomas que podem variar de pet para pet.
Quais são os cuidados com um pet gestante?
O cuidado durante a gestação de um animalzinho, pode variar de pet para pet, porém, ainda existem alguns cuidados que podem melhorar a qualidade de vida durante o período gestacional.
Alguns desses cuidados são:
Consultas ao veterinário
Assim que começa a suspeitar que sua querida fêmea está prenha, a primeira coisa a ser feita, é procurar por um médico veterinário para confirmar o diagnóstico. Além disso, o veterinário será capaz de estimar o estágio da gravidez e fornecer orientações específicas para os cuidados necessários.
Dieta balanceada
Devido a mamãe está fornecendo nutrientes para seus filhotes durante a gestação, é comum que ocorra a perda de peso e até mesmo a anemia, caso não ocorra o balanceamento correto de uma alimentação de qualidade.
Por isso, é importante fornecer ao pet uma alimentação rica em proteínas e vitaminas e assim, fornecer nutrientes suficientes tanto para a mamãe, quanto para os filhotes.
Exercícios na medida correta
O exercício é importante para manter a mãe em boa forma física, mas durante a gestação, é recomendável optar por atividades mais moderadas. Passeios curtos e brincadeiras suaves podem ser benéficos.
Ademais, evite brincadeiras brutas ou de muito condicionamento físico, pois pode acabar por machucar a mãe e os filhotes, gerando até, a perda dos bebês.
Conforto e ambiente apropriado
Opte por deixar a mamãe em locais mais tranquilos e confortáveis. Além disso, certifique-se de que a fêmea tenha um espaço adequado para si mesma e para os filhotes quando o momento do parto se aproximar.
Preparação para o parto
É importante que você esteja preparado para o momento do parto, conseguindo identificar a hora em que os filhotes estão para chegar.
Geralmente quando o momento está chegando, a mãe pode começar a agir inquieta, cavar o chão e buscar um lugar tranquilo para dar à luz. Por isso, é ideal que prepare um local limpo e aquecido para o parto, com toalhas e suprimentos necessários à mão.
Ademais, sempre tenha o número do médico veterinário em mãos, caso suspeite de qualquer emergência.
Conheça a Clínica Doutor Abílio
Estamos sempre atualizando nosso Blog com assuntos importantes, de forma que as principais notícias sobre a saúde dos cães e gatos sejam disponibilizadas em primeira mão, trazendo estudos e avanços principais na área.
A Clínica Doutor Abílio é pioneira e referência no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa.
Além disso, inovamos no conceito de clínica PET com o serviço de Táxi Pet. O seu cãozinho será transportado com segurança e responsabilidade! Entre em contato conosco por aqui para saber mais mais.