Você já ouviu falar em ansiedade animal? A ansiedade nos pets, é uma condição bastante comum, porém, pouco falada, devido ser considerada, por muitos, um mito. Porém, diferente deste pensamento, a ansiedade animal existe e deve ser tratada corretamente para gerar o bem estar do seu animalzinho de estimação.
O bem estar do nosso animalzinho faz parte da nossa felicidade, fazendo com que os abalos emocionais deles acabem nos afetando. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas informações para lhe ajudar a perceber as diferenças entre apenas uma leve mudança de humor e a ansiedade nos pets.
O que é a ansiedade nos pets?
A ansiedade dos pets pode surgir por diversos fatores e os seus sintomas podem ser extremamente prejudiciais ao seu bem estar. Entender a situação do seu animalzinho nesses casos, é a primeira parte a ser realizada para depois, tomar medidas para melhorar a situação.
Na maioria dos casos, a principal causa da ansiedade, é a ansiedade por separação, ou seja, sempre que você sair de casa para trabalhar ou resolver problemas na rua, seu animalzinho ficará em casa sofrendo e tendo comportamentos depreciadores.
Essa condição é gerada pelo apego excessivo pelo dono, tornando-se uma dependência emocional. Nesses casos, um dos fatores que influenciaram no aumento dos casos de ansiedade por separação foi em casos de “filhotes de pandemia”.
A volta à rotina normal pós pandemia, fez com que os índices de ansiedade e depressão animal aumentassem, visto que, os tutores pararam de ficar apenas em casa e começaram retornar ao trabalho, escola e outros afazeres.
Outras causas da ansiedade canina:
Além da ansiedade por separação, existem outras causas que podem levar o seu pet a adquirir a ansiedade, sendo alguns deles:
- Traumas e maus tratos: animais que sofreram algum tipo de trauma e/ou maus tratos, tendem a adquirir cicatrizes emocionais, sendo necessário uma atenção diferenciada para ajudá-los a superar as experiências passadas.
- Fatores ambientais: outra causa bastante comum, que gera a ansiedade nos pets, é a mudança de ambiente familiar ao animal e também, a falta de enriquecimento ambiental para que o pet se mantenha distraído.
- Barulhos excessivos: principalmente em eventos específicos e tempestades, os animaizinhos tendem a ficar extremamente assustados e ansiosos, devido sua audição ser mais aguçada que a dos humanos.
Sintomas para você ficar atento:
Na maioria dos casos, os animais que estão com ansiedade animal, costumam apresentar sinais depreciadores contra si mesmos e ao ambiente em que estão. Sendo alguns desses sintomas:
- Comportamentos destrutivos , como roer objetos;
- Autoflagelação, como lambedura excessiva e se morder;
- Agitação;
- Comportamentos agressivos e/ou evitação nas interações sociais;
- Alterações no apetite
Casos graves de ansiedade nos pets, assim como nos humanos, podem causar quadros de depressão severa.
O que fazer com um animal ansioso?
Após notar os sinais de ansiedade no seu animalzinho, a primeira coisa a ser feita, é levá-lo em um médico veterinário para que ele possa ser examinado. Para assim, identificar se realmente é a ansiedade canina, ou outra doença, que está deixando o seu cãozinho “amoado”.
Depois da confirmação do diagnóstico, existem algumas alternativas que podem fazer com que seu cãozinho fique mais animado, como:
Companhia:
Reservar um pouco do seu tempo para passar com seu animalzinho com certeza fará com que o humor do pet melhore. A interação vai fazer com que ele se sinta mais alegre e disposto, principalmente devido ao carinho e brincadeiras que você irá dedicar a ele.
Passeios:
Passeios são, sem sombra de dúvidas, no caso dos cães, é uma das atividades que o seu animal mais gosta no mundo! Por isso, é sempre interessante tirar algum momento do dia para levá-lo para dar uma voltinha.
Dessa maneira, fará com que você e ele passem mais tempo juntos e também fazer com que ele tenha um gasto grande de energia, evitando comportamentos destrutivos,
Higiene:
Manter o seu pet e o ambiente limpos é bastante importante para o bem estar do animalzinho. Ou seja, um ambiente limpo é igual a pet feliz.
Enriquecimento ambiental:
O enriquecimento ambiental é extremamente importante para a saúde mental do seu cão, principalmente se ele passa muitos momentos em casa sozinho.
O enriquecimento ambiental faz com que seu animal fique menos entediado, diminuindo as chances de frustrações, ansiedade e depressão. Ele também ajuda a manter um gasto de energia para que o pet não destrua a casa.
Conheça a Clínica Doutor Abílio
Estamos sempre atualizando nosso Blog com assuntos importantes, de forma que as principais notícias sobre a saúde dos cães e gatos sejam disponibilizadas em primeira mão, trazendo estudos e avanços principais na área.
A Clínica Doutor Abílio é pioneira e referência no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa.
Além disso, inovamos no conceito de clínica PET com o serviço de Táxi Pet. O seu cãozinho será transportado com segurança e responsabilidade! Entre em contato conosco por aqui para saber mais mais.