Prevenir doenças de inverno em animais de estimação é uma das prioridades de todos os tutores de pet, não é?
Gripes, resfriados, pneumonia afetam tanto humanos quanto nossos bichinhos. Por isso, trouxemos um conteúdo bem completo para você saber todas doenças mais comuns no inverno e dicas de como você pode prevenir.
Confira esse conteúdo se você quer manter o seu pet protegido das baixas temperaturas.
Quais são as principais doenças de inverno em animais de estimação?
No inverno, assim como acontece com os seres humanos, os animais de estimação também podem ser afetados por algumas doenças sazonais.
Abaixo, separamos uma lista com as doenças de inverno mais comuns que afetam os animais de estimação.
Infecções respiratórias
Quem nunca viu um gatinho espirrar e achou bonitinho!?
Porém é preciso ter cuidado, gripes e resfriados são bastante comuns em animais de estimação durante o inverno. Por isso, esteja atento se o seu pet apresentar sintomas como espirros, tosse, coriza, febre e falta de apetite.
Dermatites:
As dermatites dos humanos também podem ocorrer nos bichinhos. O tempo frio e seco pode levar a pele seca e rachada, o que pode levar à coceira, vermelhidão e irritação da pele.
A falta de umidade também pode causar rachaduras nas patas dos animais.
Artrite:
Essa doença é muito comum em animais mais velhos, em particular, podem sofrer de artrite no inverno devido à mudança de temperatura. Os sintomas incluem dor, rigidez e falta de mobilidade.
Intoxicação por anticoagulantes:
Aqui precisamos alertar de um grande perigo no inverno: intoxicação!
Durante o inverno, é comum que as pessoas coloquem venenos de rato para combater infestações em casa. No entanto, esses venenos são tóxicos para os animais de estimação e podem levar a problemas de coagulação do sangue, insuficiência renal e até a morte.
Hipotermia:
Animais de estimação que passam muito tempo ao ar livre durante o inverno estão em risco de hipotermia, que é uma queda na temperatura corporal. Os sintomas incluem tremores, letargia e dificuldade para se mover.
Por isso, se você está acostumado a deixar o seu cãozinho para o lado de fora, mantenha-o em um lugar mais abrigado possível, com uma caminha e uma cobertinha para que ele possa se esquentar.
Ah, o ideal é mantê-lo com uma roupinha mais quente.
Agora que trouxemos pontos importantes das principais doenças que afetam nossos pets na estação mais fria do ano, vamos falar sobre como você pode preveni-las. Lembrando que nosso objetivo é alertá-los sobre os perigos do frio, mas sempre opte por instruções de um profissional qualificado e de confiança.
Agora vamos falar sobre algumas dicas para prevenir doenças de inverno em animais de estimação.
Como prevenir meu pet na estação mais fria?
Existem algumas medidas que os tutores podem tomar para ajudar a prevenir que seus animais de estimação sejam afetados pelas doenças de inverno. Algumas dicas incluem:
- Manter os animais de estimação aquecidos: fornecer um lugar quente e confortável para o seu animal de estimação dormir, como uma cama quente ou uma área com cobertores, pode ajudar a evitar que ele fique com hipotermia. Se o seu animal de estimação passar muito tempo ao ar livre, considere comprar um casaco ou roupa de inverno para mantê-lo aquecido.
- Alimentação equilibrada: alimentar seus animais de estimação com uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a fortalecer seu sistema imunológico e protegê-los de doenças de inverno. Certifique-se de que eles estejam bebendo bastante água fresca também.
- Visitas regulares ao veterinário: é importante levar seus animais de estimação ao veterinário regularmente para exames de rotina. Isso permitirá que o veterinário detecte qualquer problema de saúde precocemente e ajude a prevenir que ele se torne um problema maior.
- Vacinação: vacinas são uma das melhores maneiras de prevenir que seus animais de estimação fiquem doentes. Certifique-se de que seus animais de estimação estejam em dia com todas as suas vacinas, incluindo as vacinas contra a gripe canina e felina.
- Higiene e limpeza: manter a higiene e a limpeza do ambiente onde o animal de estimação vive é importante para evitar infecções respiratórias e dermatites. Lavar as patas do animal após passeios na rua e secá-las é uma boa prática para prevenir rachaduras e lesões.
- Evitar exposição a ambientes contaminados: evite ambientes que possam colocar o seu animal de estimação em risco, como lugares com muitos outros animais que possam estar doentes ou expostos a contaminantes.
Ao seguir essas dicas, os tutores podem ajudar seu pet passar pelo inverno de maneira saudável e sem sofrer com nenhuma doença.
No entanto, se você suspeitar que seu animal de estimação está doente, é importante levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.
Conheça a Clínica Doutor Abílio
Estamos sempre atualizando nosso Blog com assuntos importantes, de forma que as principais notícias sobre a saúde dos cães e gatos sejam disponibilizadas em primeira mão, trazendo estudos e avanços principais na área.
A Clínica Doutor Abílio é pioneira e referência no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa.
Além disso, inovamos no conceito de clínica PET com o serviço de Táxi Pet. O seu cãozinho será transportado com segurança e responsabilidade! Entre em contato conosco por aqui para saber mais mais.