A FIV felina é uma doença bastante conhecida entre os tutores de gatinhos, porém, muitos não sabem exatamente como a doença pode afetar o seu animalzinho. Essa doença, é bastante temida pelos amantes de gatos devido seus sintomas e a falta de tratamento, que podem até mesmo levar à morte.
No post de hoje, iremos lhe explicar um pouco mais sobre FIV felina, como o que é, sintomas, tratamento e prevenção, para que você mantenha seu gatinho sempre protegido.
O que é a FIV felina?
A FIV felina, também conhecida como Imunodeficiência felina ou AIDS felina, é uma doença viral que compromete o sistema imunológico dos gatos, agindo de forma parecida com o HIV nos humanos.
A transmissão dessa doença acontece de um gato para outro a partir do contato direto de secreções, sangue e/ou urina do animal que esteja contaminado, Geralmente, essa contaminação acontece em momentos de briga, acasalamento, parto e até mesmo durante a amamentação.
Quais os sintomas da FIV em gatos?
A FIV, é dividida em até três estágios, tendo em cada estágio, sintomas diferentes, que indicam a progressão da doença no animal
Por ser uma doença que afeta o sistema imunológico, a agressividade com a qual a FIV felina se propaga, dependerá da saúde do animal e também sua faixa etária. Na maioria dos casos, filhotes e adolescente tendem a ter a doença de forma mais agressiva.
Os estágios se dividem em:
- Estágio agudo: é o primeiro estágio da FIV e tem como principais sintomas a febre, aumento dos linfonodos e anorexia.
- Estágio assintomático: após o estágio agudo, vem o segundo estágio, que como o nome já diz, o animal pode ficar de meses até anos sem apresentar nenhum sinal da doença, tornando-se um animal aparentemente “saudável”.
- Estágio crônico ou terminal: nesse estágio, o animal já está com o sistema imunológico totalmente comprometido, tornando-se suscetível a infecções, lesões na pele, sepse (infecção generalizada), doenças secundárias e até mesmo o câncer (conhecido como FELV)
Além disso, pelo sistema imunológico estar completamente comprometido, o combate de infecções e doenças secundárias se torna um trabalho extremamente difícil, o que acaba geralmente levando o animal ao óbito.
Qual o tratamento para FIV em gatos?
Após o diagnóstico positivo da FIV felina, se inicia uma corrida contra o tempo para realizar o tratamento contra a doença e tentar manter a saúde do animalzinho.
Infelizmente, ainda não existe nenhum tipo de cura contra a doença da FIV felina, o que faz com que o tratamento seja de curar as possíveis doenças secundárias e também manter a saúde e sistema imunológico nos padrões adequados. Alguns desses cuidados são:
- Manter o ciclo vacinal e vermífugos em dia;
- Alimentação balanceada e de boa qualidade nutricional;
- Suplementação para imunidade – quando há orientações veterinárias;
- Evitar contato com outros animais desconhecidos, para evitar a transmissão de doenças;
Além disso, é muito importante ter idas frequentes ao veterinário, tanto para manter os checapes em dia quanto para saber sobre a progressão da doença e de outras doenças secundárias, pois como dito anteriormente, a FIV felina pode levar o animal a ter a FELV – Leucemia felina.
Como é a vida de um gato com FIV?
Um gatinho portador de FIV, pode ter uma vida longa e saudável, desde que haja os cuidados necessários para manter o seu bem estar.
Com idas regulares ao veterinário, atenção ao peso, alimentação, pelagem, dentinhos e entre outros, seu animalzinho poderá viver tranquilamente de forma mais saudável possível.
Além disso, é importante ressaltar que um gatinho com FIV não é necessariamente um animal que dará trabalho, pois necessitam apenas de uma atenção a mais nos detalhes. A maioria dos gatinhos portadores da doença segue sua vida normalmente, sendo necessário apenas evitar o contato com outros gatos não infectados para que não ocorra a propagação da doença.
Como dito anteriormente, apesar dessa doença não ter cura, o felino pode ter uma vida longa ao seu lado.
Quanto tempo vive um gato com FIV?
O tempo de vida de um gato positivado para FIV dependerá da agressividade na qual a doença se propaga, estando diretamente ligada aos cuidados que deverão ser tomados em relação à saúde do gatinho.
Há relatos de felinos que viveram mais de 10 anos sendo portadores da doença.
Conheça a Clínica Doutor Abílio
Estamos sempre atualizando nosso Blog com assuntos importantes, de forma que as principais notícias sobre a saúde dos cães e gatos sejam disponibilizadas em primeira mão, trazendo estudos e avanços principais na área.
A Clínica Doutor Abílio é pioneira e referência no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa.
Além disso, inovamos no conceito de clínica PET com o serviço de Táxi Pet. O seu cãozinho será transportado com segurança e responsabilidade! Entre em contato conosco por aqui para saber mais mais.