FIV felina: tudo que você deve saber!

Confira a notícia completa abaixo

FIV felina

FIV felina: tudo que você deve saber!

A FIV felina é uma doença bastante conhecida entre os tutores de gatinhos, porém, muitos não sabem exatamente como a doença pode afetar o seu animalzinho. Essa doença, é bastante temida pelos amantes de gatos devido seus sintomas e a falta de tratamento, que podem até mesmo levar à morte.

No post de hoje, iremos lhe explicar um pouco mais sobre FIV felina, como o que é, sintomas, tratamento e prevenção,  para que você mantenha seu gatinho sempre protegido.

O que é a FIV felina?

A FIV felina, também conhecida como Imunodeficiência felina ou AIDS felina, é uma doença viral que compromete o sistema imunológico dos gatos, agindo de forma parecida com o HIV nos humanos.

A transmissão dessa doença acontece de um gato para outro a partir do contato direto de secreções, sangue e/ou urina do animal que esteja contaminado, Geralmente, essa contaminação acontece em momentos de briga, acasalamento, parto e até mesmo durante a amamentação.

Quais os sintomas da FIV em gatos?

A FIV, é dividida em até três estágios, tendo em cada estágio, sintomas diferentes, que indicam a progressão da doença no animal

Por ser uma doença que afeta o sistema imunológico, a agressividade com a qual a FIV felina se propaga, dependerá da saúde do animal e também sua faixa etária. Na maioria dos casos, filhotes e adolescente tendem a ter a doença de forma mais agressiva.

Os estágios se dividem em:

  • Estágio agudo: é o primeiro estágio da FIV e tem como principais sintomas a febre, aumento dos linfonodos e anorexia.
  • Estágio assintomático: após o estágio agudo, vem o segundo estágio, que como o nome já diz, o animal pode ficar de meses até anos sem apresentar nenhum sinal da doença, tornando-se um animal aparentemente “saudável”.
  • Estágio crônico ou terminal: nesse estágio, o animal já está com o sistema imunológico totalmente comprometido, tornando-se suscetível a infecções, lesões na pele, sepse (infecção generalizada), doenças secundárias e até mesmo o câncer (conhecido como FELV)

Além disso, pelo sistema imunológico estar completamente comprometido, o combate de infecções e doenças secundárias se torna um trabalho extremamente difícil, o que acaba geralmente levando o animal ao óbito.

Qual o tratamento para FIV em gatos?

Após o diagnóstico positivo da FIV felina, se inicia uma corrida contra o tempo para realizar o tratamento contra a doença e tentar manter a saúde do animalzinho.

Infelizmente, ainda não existe nenhum tipo de cura contra a doença da  FIV felina, o que faz com que o tratamento seja de curar as possíveis doenças secundárias e também manter a saúde e sistema imunológico nos padrões adequados. Alguns desses cuidados são:

  • Manter o ciclo vacinal e vermífugos em dia;
  • Alimentação balanceada e de boa qualidade nutricional;
  • Suplementação para imunidade – quando há orientações veterinárias;
  • Evitar contato com outros animais desconhecidos, para evitar a transmissão de doenças;

Além disso, é muito importante ter idas frequentes ao veterinário, tanto para manter os checapes em dia  quanto para saber sobre a progressão da doença e de outras doenças secundárias, pois como dito anteriormente, a FIV felina pode levar o animal a ter a FELV – Leucemia felina.

Como é a vida de um gato com FIV?

Um gatinho portador de FIV, pode ter uma vida longa e saudável, desde que haja os cuidados necessários para manter o seu bem estar. 

Com idas regulares ao veterinário, atenção ao peso, alimentação, pelagem, dentinhos e entre outros, seu animalzinho poderá viver tranquilamente de forma mais saudável possível. 

Além disso, é importante ressaltar que um gatinho com FIV não é necessariamente um animal que dará trabalho, pois necessitam apenas de uma atenção a mais nos detalhes. A maioria dos gatinhos portadores da doença segue sua vida normalmente, sendo necessário apenas evitar o contato com outros gatos não infectados para que não ocorra a propagação da doença.

Como dito anteriormente, apesar dessa doença não ter cura, o felino pode ter uma vida longa ao seu lado.

Quanto tempo vive um gato com FIV?

O tempo de vida de um gato positivado para FIV dependerá da agressividade na qual a doença se propaga, estando diretamente ligada aos cuidados que deverão ser tomados em relação à saúde do gatinho.

Há relatos de felinos que viveram mais de 10 anos sendo portadores da doença. 

Conheça a Clínica Doutor Abílio

Estamos sempre atualizando nosso Blog com assuntos importantes, de forma que as principais notícias sobre a saúde dos cães e gatos sejam disponibilizadas em primeira mão, trazendo estudos e avanços principais na área.

Clínica Doutor Abílio é pioneira e referência no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa. 

Além disso, inovamos no conceito de clínica PET com o serviço de Táxi Pet. O seu cãozinho será transportado com segurança e responsabilidade! Entre em contato conosco por aqui para saber mais mais.

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Desconto Exclusivo

Para Leitores do Site

Informe que você viu essa Promoção pelo Site e Solicite o seu Desconto agora mesmo!

10% de desconto no atendimento

Agende sua Consulta por Email abaixo ou

Retornaremos o contato para informar os horários disponíveis

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

Com uma estrutura completa e moderna, nossa clínica está pronta para receber você e seus pacientes. Nossos profissionais altamente qualificados e apaixonados por cuidar dos animais estão prontos para fornecer todo o suporte necessário durante o diagnóstico, tratamento e procedimentos cirúrgicos.

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

Eletroquimioterapia

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

Ortopedia

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

Hemoterapia

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

Oncologia

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Creche - Day Care

Estamos disponibilizando o serviço de creche para cães. O valor fica 30 reais por turno e para ser um cão aluno o mesmo deve ser vacinado, vermifugado e ter o controle de pulgas e carrapato em dia. Qualquer dúvida entre em contato nos telefones 51 33405683 ou 51 991738529 para realizar a inscrição na creche do seu melhor amigo.

Cirurgia

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

Clínica Veterinária

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Laboratório

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

Odontologia

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

Eletrocardiografia

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?