Saber o que é a hematologia, é a base fundamental que todo profissional da área veterinária precisa dominar, para principalmente, conseguir identificar correta e precocemente as doenças que podem atingir os nossos animais de estimação.
Por isso, no post de hoje, iremos falar um pouco sobre a importância de procurar profissionais que entendam o que é a hematologia e assim, proteger ainda mais os nossos pequenos animais.
O que é a hematologia?
A hematologia é o estudo dos componentes do sangue e das alterações que podem afetar a saúde e bem estar dos animais. A compreensão da hematologia é crucial para diagnosticar um paciente e até mesmo na prevenção de determinadas doenças.
Por isso, é crucial que todos os profissionais da área veterinária necessitem saber o máximo possível sobre esse estudo e assim, conseguir tratar de maneira adequada os pets de estimação.
Componentes analisados:
Durante o estudo da hematologia, são analisados componentes como:
- Hemácias: também conhecidos como glóbulos vermelhos, são responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões a todos os outros tecidos do corpo. Durante sua análise é realizada a avaliação da quantidade e qualidade, para assim detectar algum tipo de alteração.
- Leucócito: também conhecidos como glóbulos brancos, eles desempenham função de linha de defesa contra infecções. Sua análise é feita através da contagem e morfologia.
- Plaquetas: são cruciais para a coagulação sanguínea. Para sua análise, são contabilizados anormalidades em sua função ou contagem.
Exames hematológicos:
É a partir de exames, que é possível fazer a avaliação sanguínea dos animais, avaliando seus componentes, sendo os principais exames hematológicos:
Hemograma
O hemograma contabiliza a quantidade e qualidade hemácias, onde a baixa contabilidade pode indicar anemia. Além disso, anormalidades na sua qualidade podem indicar doenças como anisocitose e poliquilocitose, podendo assim, fornecer informações sobre a causa da anemia.
Leucograma
O leucograma analisa a quantidade e a morfologia dos leucócitos, onde pode indicar infecções ou processos inflamatórios. Além disso, ainda pode sugerir alergias ou infecções parasitárias.
Doenças relacionadas à hematologia veterinária
Anemia
A anemia é uma condição caracterizada pela redução da qualidade ou quantidade do nível de hemácias. Sua causa pode ser relacionada a diversos fatores, incluindo a perda de sangue, destruição de hemácias, alterações na medula óssea e entre outros.
Seus sintomas principais são:
- Letargia;
- Falta de apetite;
- Palidez ou aspecto amarelado nas mucosas;
Leucemia:
Assim como diversos outros tipos de cânceres, os animais podem desenvolver leucemia, câncer inserido no sistema de produção de células sanguíneas, atingindo principalmente los glóbulos brancos. Ademais, a leucemia, ainda pode ser decorrente de uma anemia grave que não foi curada de maneira correta.
Seus sintomas principais são:
- Fraqueza;
- Perda de peso e até mesmo anorexia;
- Infecções recorrentes;
Trombocitopenia
A trombocitopenia é uma doença causada pela redução da quantidade de plaquetas produzidas, dificultando a coagulação sanguínea. Essa doença pode causar hematomas, hemorragias e até mesmo a morte se não for descoberta e tratada de maneira correta.
Nessa live abaixo, ensinamos pontos fundamentais sobre a área com os profissionais mais capacitados do mercado.
O que saber sobre a hematologia para diagnósticos:
Como dito anteriormente, o estudo da hematologia é de extrema importância para a tomada de um diagnóstico correto e precoce, pois é através dele, que é possível reconhecer doenças parasitárias, distúrbios de coagulação sanguínea, doenças oncológicas, doenças crônicas e entre outras doenças que são comuns entre os pets.
Ademais, além do diagnóstico, através da hematologia, é possível fazer o monitoramento dos quadros de animais que já estão debilitados e assim, verificar se o tratamento escolhido para a doença é o correto.
Dessa forma, é possível entender que através da hematologia as chances de tratamento precoce e melhora em quadros de doenças, se torna mais fácil e assim, conseguir manter a saúde e bem estar dos nossos animais de estimação.