Sempre tem um cãozinho ou gatinho que é um pouco mais guloso que o normal e acaba gerando o sobrepeso. Porém, você sabe sobre o perigo da obesidade nos animais de estimação?
A obesidade, assim como em nós humanos, pode gerar diversos tipos de doenças como, problemas nas articulações, diabetes e entre outros. Por isso, no post de hoje, iremos falar um pouco sobre qual é o perigo da obesidade nos animais de estimação.
O que é a obesidade animal?
Com a crescente domesticação dos animais, tornando-os como membros fiéis da nossa família, podemos acabar nos deixando levar e acabar dando “guloseimas” demais para nossos queridos companheiros, como forma de agradá-los, assim como fazemos com pessoas queridas.
Porém, o excesso de alimentação, a grande quantidade de petiscos e até mesmo a propensão ao ganho de peso dos animais, pode acabar gerando diversos riscos à saúde do nosso pet.
Desse modo, animais obesos ou com sobrepeso, acabam estando propensos a diversas doenças como, diabetes, problemas cardíacos e nas articulações, inflamações em alguns órgãos e entre outros. Além disso, a obesidade ainda por causar a redução da mobilidade do animal e ainda, comprometer o sistema imunológico.
Problemas causados pela obesidade animal:
Como dito anteriormente, a obesidade gera diversos malefícios a saúde do nosso animalzinho de estimação, sendo algumas delas:
Diabetes
A diabetes, é uma das principais consequências da obesidade animal. Essa doença acontece devido ao aumento de açúcares no sangue, resultando na dificuldade de produzir a insulina ou até mesmo zerar seus níveis.A insulina é um hormônio que digere o açúcar no sangue.
Alguns dos sintomas da diabetes é:
- Dificuldade de cicatrizar feridas;
- Aumento do apetite e da sede;
- Aumento do fluxo urinário;
Ademais, em casos graves, pode causar complicações como a pancreatite, surgimento de cataratas, infecções e entre outros.
Problemas cardíacos
O aumento do peso, faz com que o coração tenha que trabalhar ainda mais para que o sangue circule de maneira correta, podendo levar a sobrecarga cardíaca. Além disso, as células de gordura geram toxinas que podem danificar o músculo cardíaco.
Problemas respiratórios
Principalmente em animais braquicefálicos, o excesso de gordura causado pela obesidade aumenta ainda mais os riscos de problemas respiratórios, devido a redução do tamanho da traquéia, dificultando a passagem de ar para os pulmões. Ademais, ainda pode causar colapsos da traquéia e bronqueopátias crônicas.
Doenças ortopédicas e problemas articulatórios
Além de todos esses problemas, o sobrepeso ainda acarreta diversos problemas ortopédicos, devido a sobrecarga do peso sobre os ossos. Dessa forma, piorando ainda mais a displasia coxofemoral, deformidades anatômicas nos joelhos, cotovelos e ombros e desgastes nas juntas dos ossos.
Como tratar a obesidade nos animais de estimação?
A forma de tratamento para a obesidade animal, é simples e consiste apenas de 2 coisas: uma alimentação balanceada e atividades físicas
A alimentação balanceada deve ser feita e prescrita por um médico veterinário, auxiliando assim, a escolher a ração que trará mais saciedade e benefícios ao seu animalzinho, já em casos de alimentação natural, ele irá indicar os alimentos e também as quantidades corretas para saciar a fome do seu pet
Para as atividades físicas, dependerá do tipo de animal, já que geralmente, gatos, cães e até mesmo roedores, possuem gostos e rotinas diferentes, fazendo que os exercícios físicos não sejam os mesmos para cada um.
Por isso, procure pelas atividades que mais se encaixe nos padrões do seu animalzinho de estimação, para assim, fazer com que ele se exercite na quantidade correta para perder peso e não sobrecarregar seu corpo que está mais debilitado, devido pouco esforço causar grande impacto corporal no animal.
Conheça a Clínica Doutor Abílio
Estamos sempre atualizando nosso Blog com assuntos importantes, de forma que as principais notícias sobre a saúde dos cães e gatos sejam disponibilizadas em primeira mão, trazendo estudos e avanços principais na área.
A Clínica Doutor Abílio é pioneira e referência no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa.
Além disso, inovamos no conceito de clínica PET com o serviço de Táxi Pet. O seu cãozinho será transportado com segurança e responsabilidade! Entre em contato conosco por aqui para saber mais mais.