A raiva canina é uma doença preocupante entre os tutores, pois além de afetar a vida dos seus pets bem como das pessoas que convivem com ele.
As doenças dos cães é uma das principais preocupações dos tutores em relação ao bem estar dos seus animaizinhos, principalmente aquelas que colocam a vida dos mesmos em perigo, como a Raiva Canina.
Por isso, no post de hoje trouxemos algumas informações sobre essa doença para que você consiga ficar atento a todo e qualquer sintoma.
O que é a Raiva?
A raiva canina, ou mais popularmente conhecida como doença do cachorro louco, é uma doença viral aguda e quase 100% fatal nos casos de contaminação.
Sua transmissão é feita através da mordida, ou contato da saliva contaminada em feridas, introduzindo o vírus diretamente da corrente sanguínea e atingindo o sistema nervoso central.
É considerada uma antropozoonose, ou seja, transmitida tanto para animais quanto para humanos e vice-versa.
Sintomas da Raiva:
A doença da raiva costuma variar em torno de 15 dias a 2 meses para começar a apresentar os primeiros sintomas no animal, isso dependerá principalmente do local onde ocorreu a mordida. A doença atinge primeiramente o sistema nervoso central, para depois começar a atingir os outros órgãos.
Os principais sintomas são:
- excitação;
- agressividade;
- rápida perda de peso;
- apatia;
- medo extremo;
- Febre ou aumento da temperatura corporal;
- Alto nível de salivação, costumando espumar (sendo essa a principal e mais marcante característica da doença);
- Delírios;
- Depressão;
- Espasmos e convulsões.
Após esses sintomas, o cão apresenta falta de coordenação motora e paralisia, levando apenas mais alguns dias para que o cachorro entre em coma e também ao óbito.
Essa doença também pode se apresentar de maneira muda, onde o animal não mostra sinais evidentes da doença, sendo mais difícil ser descoberta e também aumentando os riscos de infecções para outros cães e até mesmo humanos
O que causa a raiva?
A doença, como anteriormente falado, é transmitida a partir da mordida ou contato da saliva com ferimentos e mucosas de outro animal infectado.
Infelizmente, a erradicação dessa doença é muito improvável, visto que, atinge também os animais silvestres, impossibilitando ter um controle total das transmissões.
Como prevenir a raiva?
A raiva pode ser prevenida através da vacinação, que tem o seu início a partir dos quatro meses de idade e possui doses de reforço anualmente.
Além disso, é importante manter os locais próximos ao ambiente do animal sempre limpos, para evitar a presença de animais silvestres e ratos, visto que, são possíveis transmissores da doença e estão cada vez mais presentes no meio urbano.
Agosto: “mês do cachorro louco”
O mês de agosto foi estipulado para a campanha de prevenção contra a doença da raiva, onde o governo tomou políticas públicas para o controle de transmissões, disponibilizando pontos e doses da vacina gratuitamente nas cidades.
O motivo do mês de prevenção ser agosto, foi as condições climáticas que favorecem o cio das fêmeas, onde os machos tendem a ter comportamentos mais agressivos e se metendo em brigas para o acasalamento.
Tratamento contra a doença:
Infelizmente, ainda nos dias atuais a doença da raiva ainda não possui nenhum tipo de remédio ou tratamento eficaz contra a mesma.
A doença costuma ser diagnosticada somente após a morte do cão, utilizando amostras do cérebro do cão para exames laboratoriais. Além disso, mesmo que a doença seja descoberta antes do óbito do animal é considerado na maioria dos casos a utilização da eutanásia (morte induzida) para evitar o risco de transmissão e também o sofrimento do animal.
Conheça a Clínica Doutor Abílio
Estamos sempre atualizando nosso Blog com assuntos importantes, de forma que as principais notícias sobre a saúde dos cães e gatos sejam disponibilizadas em primeira mão, trazendo estudos e avanços principais na área.
A Clínica Doutor Abílio é pioneira e referência no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa.
Além disso, inovamos no conceito de clínica PET com o serviço de Táxi Pet. O seu cãozinho será transportado com segurança e responsabilidade! Entre em contato conosco por aqui para saber mais mais.