As doenças caninas são um assunto pertinente no mundo dos tutores, pois uma vez que a saúde e o bem-estar dos nossos amigos de quatro patas não estão em dia, nossa rotina muda de ponta cabeça.
Os cães podem sofrer uma variedade de problemas de saúde ao longo de suas vidas, desde doenças comuns até condições mais graves que podem prejudicar seu bem estar..
Neste texto, vamos abordar algumas das principais doenças caninas, suas causas, sintomas e opções de tratamento.
6 doenças caninas:
Parvovirose
A parvovirose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente filhotes não vacinados por possuírem um sistema imunológico muito frágil. É transmitida principalmente através do contato com fezes contaminadas e outras secreções. Ademais, os sintomas podem incluir:
- Vômitos;
- Diarreia com ou sem sangue;
- Desidratação;
- Falta de apetite;
O tratamento envolve suporte veterinário, fluidoterapia e antibióticos para prevenir infecções secundárias.
Cinomose
A cinomose é a doença mais recorrente nos cães e também a que mais mata no mundo. Altamente transmissível, provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou pelo vírus da Cinomose Canina (VCC) acometendo geralmente cães que não terminaram seu ciclo vacinal.
A doença possui cerca de três estágios, com sintomas aparentes em cada uma delas, caracterizando as chances de eficácia no tratamento. Alguns dos principais sintomas são:
- Estágio inicial: no estágio inicial, o principal sintoma é a diarréia e vômitos, visto que o primeiro a ser afetado é o sistema digestório.
- Estágio intermediário: já no estágio intermediário, o animal já começa ter o seu sistema respiratório comprometido, sendo visível a secreção amarelada saindo das narinas e olhos.
- Estágio final: considerado o estágio mais arriscado e com pouquíssimas chances de melhora do animal, ele apresenta comprometimento no sistema nervoso central, mostrando dificuldades ao caminhar e tremores musculares, podendo evoluir para crises de convulsões
Infelizmente não existe nenhum tipo de tratamento específico para a cinomose, apenas a suplementações e remédios para o auxílio do tratamento dos sintomas e de outras doenças secundárias causadas pela cinomose. Apesar de não ser transmitida para humanos, o cão deve ser totalmente isolado para que não afete outros animais próximos devido seu alto contágio.
Otite
A otite é uma infecção no ouvido que pode ser causada por diversos fatores, como alergias, ácaros, infecções bacterianas ou fúngicas. Os sintomas principais incluem:
- Coceira,
- Dor,
- Vermelhidão na região externa e interna do ouvido
- Secreção no ouvido;
- Febre;
- Irritação;
Para o seu tratamento envolve limpeza cuidadosa do ouvido e medicamentos prescritos pelo veterinário de acordo com a causa principal do problema.
Dermatite alérgica
A dermatite alérgica é uma reação da pele a alérgenos, como pulgas, ácaros, pólen ou certos alimentos. Nesses casos, os cães afetados podem apresentar
- Coceira intensa,
- Vermelhidão,
- Inflamação nas partes acometidas;
- Perda de pelos.
Geralmente o primeiro passo para o tratamento da dermatite é realizar um teste de alérgenos para prosseguir o diagnóstico. Após a descoberta do fator causador da alergia, o tratamento pode incluir desde a troca da ração a medicamentos controlados ao longo da vida.
Erlichiose
Erlichiose, também conhecida como doença do carrapato, é uma doença transmitida por ectoparasitas infectados pela bactéria transmissora A erlichiose é uma das principais doenças caninas e seus sintomas incluem:
- Febre,
- Tosse,
- Vômito,
- Diarreia,
- Depressão,
- Hematomas,
- Perda de apetite,
- Anemia;
- Dificuldade de respirar.
Além de poder causar, em casos mais graves a insuficiência renal, hemorragias, insuficiência respiratória e até mesmo o óbito do animal.
O tratamento da doença inclui a fluidoterapia, transfusão sanguínea e medicamentos indicados pelo médico veterinário.
Raiva canina
A raiva canina, transmitida de forma viral, costuma ser fatal quando é transmitida para o cão, necessitando na maioria dos casos a eutanasia. Sua transmissão é feita através da saliva e secreções, podendo acontecer por mordidas ou o contato direto com feridas. Seus principais sintomas são:
- Agressividade,
- Inquietação;
- Medo extremo,
- Depressão;
- Demência.
Infelizmente a raiva canina não possui cura, sendo recomendado a eutanásia em grande maioria dos casos.
Conheça a Clínica Doutor Abílio
Estamos sempre atualizando nosso Blog com assuntos importantes, de forma que as principais notícias sobre a saúde dos cães e gatos sejam disponibilizadas em primeira mão, trazendo estudos e avanços principais na área.
A Clínica Doutor Abílio é pioneira e referência no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa.
Além disso, inovamos no conceito de clínica PET com o serviço de Táxi Pet. O seu cãozinho será transportado com segurança e responsabilidade! Entre em contato conosco por aqui para saber mais mais.