AEP: Estudo de caso II

Confira a notícia completa abaixo

AEP: Estudo de caso II

O conteúdo de hoje falaremos sobre a aplasia eritrocitária pura adquirida (AEP), uma das anemias que afetam em maior evidência cadelas mais velhas ou de meia-idade. Entretanto, falaremos sobre o caso analisado em um cão macho, sem raça definida. E qual foi a resposta obtida através da terapia imunossupressora aplicada.

Qual a diferença entre a Aplasia Eritrocitária Pura Adquirida (AEP) e Anemia Imunomediada Não-regenerativa?

A AEP é definida como uma redução da massa eritrocitária, enquanto a Anemia Imunomediada não-regenerativa resulta da diminuição da produção eritrocitária. A aplasia eritrocitária pura (AEP) representa 5% dos casos de anemia não regenerativa e é mais prevalente em cadelas castradas de meia-idade a mais velhas.

A AEP é tipicamente caracterizada por anemia normocítica e normocrômica com reticulocitopenia e falta de precursores eritroide da medula óssea.

A aplasia pode ser primária (imunomediada) ou secundária desencadeando neoplasias, infecções, toxinas ou doenças sistêmicas, como lúpus eritematoso sistêmico ou diabetes mellitus.

Qual foi o objeto do estudo?

A AEP primária é uma anemia não regenerativa imunomediada rara que é encontrada, com maior frequência, em cadelas castradas de meia-idade a mais velhas. Não foi descrita anteriormente em um filhote macho intacto.

Este estudo baseou-se em um cão macho, sem raça definida, de 4 meses de idade, 31 kg. O caso ocorreu na montanha Bernese.

Quais sintomas o cão apresentou?

O cão foi apresentado para o veterinário da família devido o histórico de letargia de 5 dias, história de falta de apetite de 3 dias, intolerância ao exercício e membranas mucosas pálidas. Não foram observados eventos de melena ou sangramento. Também não houve exposição significativa a substâncias potencialmente nocivas e nenhum outro histórico médico pertinente.

Quais procedimentos para diagnósticos iniciais da AEP foram realizados?

  • Uma avaliação abdominal focada usando ultrassonografia para trauma (AFAST) foi negativa para fluido livre;
  • O exame bioquímico estava dentro dos limites normais.

Resultados da contagem completa de células de sangue:

  • Hematócrito severamente diminuído de 0,118 L/L [intervalo de referência (IR): 0,38 a 0,57 L/L], contagem de eritrócitos de 2,02 × 1012 /L (RI: 5,65 a 8,87 × 1012/L).
  • Hemoglobina de 39 g/L (RI: 131 a 205 g/L), com uma proteína total de 54 g/L (RI: 48 a 72 g/L) ).
  • O volume corpuscular médio (MCV) foi reduzido em 58,4 fL (RI: 61,1 a 73,5 fL).
  • Hemoglobina corpuscular média (MCH) foi diminuída em 19,3 pg (RI: 21,2 a 25,9 pg).
  • Concentração média de hemoglobina corpuscular (MCHC) foi dentro dos limites normais em 331 g/L (RI: 320 a 379 g/L).
  • A contagem de reticulócitos estava abaixo dos limites normais em 0,0067 × 1012/L (RI: 0,01 a 0,11 × 1012/L).
  • Contagem de linfócitos (6,19 × 109/L; RI: 1,1 a 5,0 × 109/L).
  • Contagem de basófilos (0,16 × 109/L; RI: 0,0 a 0,1 × 109/L).

Qual foi o diagnóstico?

Foi determinado que o cão tinha uma anemia microcítica normocrômica não regenerativa acentuada e recebeu alta, administrando por 5 dias os medicamentos fenbendazol oral e sucralfato. Uma transfusão de sangue foi recomendada.

Tratamento aplicado

Após o início do tratamento com Prednisona, o paciente apresentou um quadro anêmico contínuo. O hemograma apresentado pelo laboratório foi de:

  • Hematócrito de 0,16 L/L, contagem de eritrócitos de 2,3 × 1012/L (RI: 5,4 a 8,7 × 1012/L).
  • Hemoglobina de 49 g/L (RI: 134 a 207 g/L).
  • Contagem de reticulócitos inadequada (< 0,110 × 1012/L), mas melhorada de 0,0874 × 1012/L.
  • Proteína total de 66 g/L (RI: 55 a 75 g/L).

Quatorze dias depois, o cão apresentava hematócrito de 0,37 L/L, marginalmente abaixo do intervalo de referência de 0,38 a 0,57 L/L, com contagem de eritrócitos de 4,7 × 1012/L, hemoglobina de 112 g/L e proteína total de 65 g/L. Posteriormente determinado em remissão, e sua resposta ao tratamento foi consistente com um distúrbio imunomediada.

Permaneceu em suplementação oral de cobalamina e folato por 4 meses após a apresentação inicial de anemia, momento em que sua deficiência de B12 foi resolvida e a prednisona foi continuada. Quatro meses após o início do tratamento imunossupressor, o hematócrito do cão permaneceu estável dentro dos limites normais, portanto, a terapia com prednisona foi reduzida e depois descontinuada ao longo de 8 semanas.

Por fim, não apresentou recidiva de anemia após repetidos testes de hemograma. O acompanhamento a longo prazo não está disponível, pois este cão veio a  óbito por causa não relacionada, 4 meses após a descontinuação da terapia imunossupressora.

O conteúdo foi baseado no artigo publicado pelo Hospital de Emergência Veterinário no Mississauga-Oakville, Canadá. O artigo original e na íntegra pode ser acessado na página.

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Desconto Exclusivo

Para Leitores do Site

Informe que você viu essa Promoção pelo Site e Solicite o seu Desconto agora mesmo!

10% de desconto no atendimento

Agende sua Consulta por Email abaixo ou

Retornaremos o contato para informar os horários disponíveis

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

Com uma estrutura completa e moderna, nossa clínica está pronta para receber você e seus pacientes. Nossos profissionais altamente qualificados e apaixonados por cuidar dos animais estão prontos para fornecer todo o suporte necessário durante o diagnóstico, tratamento e procedimentos cirúrgicos.

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

Eletroquimioterapia

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

Ortopedia

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

Hemoterapia

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

Oncologia

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Creche - Day Care

Estamos disponibilizando o serviço de creche para cães. O valor fica 30 reais por turno e para ser um cão aluno o mesmo deve ser vacinado, vermifugado e ter o controle de pulgas e carrapato em dia. Qualquer dúvida entre em contato nos telefones 51 33405683 ou 51 991738529 para realizar a inscrição na creche do seu melhor amigo.

Cirurgia

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

Clínica Veterinária

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Laboratório

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

Odontologia

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

Eletrocardiografia

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?