Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinvetdrabilio/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Estudo de caso: Aplasia Eritrocitária Pura Idiopática

Estudo de caso: Aplasia Eritrocitária Pura Idiopática e Anemia Imunomediada não-regenerativa em cães

Confira a notícia completa abaixo

Aplasia Eritrocitária Pura Idiopática

Estudo de caso: Aplasia Eritrocitária Pura Idiopática e Anemia Imunomediada não-regenerativa em cães

O estudo de caso que abordaremos neste conteúdo refere-se aos resultados do tratamento de duas doenças acometidas em cães: a Aplasia Eritrocitária Pura Idiopática (APEI) e a Anemia Hemolítica Imunomediada (AHI).

No relato, os cães foram submetidos a tratamento com drogas imunossupressoras e trouxemos aqui alguns resultados e considerações sobre uma pesquisa fundamental da área médica veterinária.

O que é a Aplasia Eritrocitária Pura Idiopática (APEI)?

APEI é uma doença que desencadeia um quadro de Anemia Normocítica Isolada. Na Aplasia Pura, os leucócitos e as plaquetas não são alterados. Comumente, os sinais e sintomas apresentados são consequências da anemia, podendo ser:

  • Fadiga,
  • Letargia
  • Diminuição da tolerância aos exercícios
  • Palidez

O que é a Anemia Hemolítica Imunomediada (AHI)?

A anemia é uma doença hematológica comum em cães, em casos consideráveis a doença pode ser desencadeada por neoplasias, distúrbios imunológicos e infecções.

Algumas considerações sobre o estudo

O estudo realizado com 43 cães, em sua maioria meia-idade (entre os 6 anos) apresentou algumas considerações importantes para continuarmos a análise, que são:

  • Os pacientes foram observados durante 5 dias para coletar um histórico sinais clínicos;
  • A maioria dos cães apresentaram sintomas de AHI por mais de 1 semana;
  • Predominantemente, os cães que apresentavam AHI eram normocíticos e normômicos;

Além das considerações apresentadas acima, foi constatado que as cadelas estavam mais predispostas a desenvolver anemia. Na literatura, 66% dos cães analisados eram fêmeas, sendo que 54% eram castradas.

Raças mais afetas:

  • 30% cachorros com raças misturadas
  • 12% Labrador Retriever
  • 5% Golden Retriever
  • 5% Rottweiler
  • 5% Dachshunds
  • 2%) Beagle

As demais raças observadas e em menor proporção foram: Boston Terrier, Bull Terrier, Cocker Spaniel, Doberman, Springer Inglês Spaniel, Pastor Alemão, Dogue Alemão, Irlandês Setter, Dachshund Miniatura, Schnauzer Mini, Peke-a-poo, Pequinês, Pomeranian, Sealyham Terrier, Mastim Tibetano, Spaniel Tibetano e Whippet.

Além disso, algumas condições foram observadas em alguns pacientes.

  • 2 cães apresentaram um quadro de aglutinação macro ou microscópica), ou seja, a contagem das plaquetas estavam ou na faixa de referência normal ou mais alta que os demais;
  • 7 cães apresentaram quadro de Trombocitopenia, provavelmente resultantes da destruição das plaquetas, sendo que 1 desses cães apresentou em um quadro mais grave;
  • Os níveis de coagulação estavam dentro dos intervalos de referência na maioria dos pacientes e todos obtiveram resultado negativo para FDP;
  • Alguns cães apresentaram anormalidades nos níveis de coagulação intravascular, apresentando pré-disposição à trombose, especialmente a vascular pulmonar;

O que o estudo conclui sobre a anemia?

O estudo considerou a anemia como imunomediada, principalmente pela resposta positiva ao tratamento com drogas imunossupressoras, observada em 73% dos casos. Os outros 27% dos casos foram incluídos no estudo porque preencheram os critérios de seleção, entretanto, a resposta negativa ao tratamento pode ser resultado de outras doenças subjacentes não detectadas, escolha do medicamento ou dosagens erradas.

O quadro mais grave de anemia que desenvolveram em 2 cães com histórico de doenças endócrinas foi responsivo ao tratamento. Porém, não foi testado para doenças endócrinas, que possam ter colaborado para a resposta negativa.

Outro ponto a ser relatado sobre o estudo é referente a associação da anemia a uma vacinação viva modificada, mesmo que nenhum dos pacientes tenham desenvolvido anemia após a vacinação.

Por fim, o estudo apresentou uma taxa de mortalidade de 28% o que sugere que a mortalidade associada às formas não regenerativas da AHI é maior do que às formas regenerativas da doença.

Além disso, uma patogênese imunomediada deve ser considerada em cães com anemia não regenerativa grave, que apresentam a contagem normal de leucócitos e plaquetas, hiperferremia, sinais clínicos leves e sem evidência de doença subjacente.

Deve-se considerar, também, os achados da medula óssea que podem variar desde a rara AEP até Hiperplasia eritroide. A mielofibrose é frequentemente detectada em cães afetados e pode impedir a aspiração da medula óssea.

Esse breve resumo teve como objetivo abordar alguns pontos interessantes acerca da pesquisa, que pode ser encontrada aqui e completa.

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Desconto Exclusivo

Para Leitores do Site

Informe que você viu essa Promoção pelo Site e Solicite o seu Desconto agora mesmo!

10% de desconto no atendimento

Agende sua Consulta por Email abaixo ou

Retornaremos o contato para informar os horários disponíveis

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

Com uma estrutura completa e moderna, nossa clínica está pronta para receber você e seus pacientes. Nossos profissionais altamente qualificados e apaixonados por cuidar dos animais estão prontos para fornecer todo o suporte necessário durante o diagnóstico, tratamento e procedimentos cirúrgicos.

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Estamos disponibilizando o serviço de creche para cães. O valor fica 30 reais por turno e para ser um cão aluno o mesmo deve ser vacinado, vermifugado e ter o controle de pulgas e carrapato em dia. Qualquer dúvida entre em contato nos telefones 51 33405683 ou 51 991738529 para realizar a inscrição na creche do seu melhor amigo.

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?