Puppy dogs: como cuidar de filhote de cachorro

Confira a notícia completa abaixo

como cuidar de filhote de cachorro

Puppy dogs: como cuidar de filhote de cachorro

Confira tudo o que você precisa sobre como cuidar de filhotes de cachorros e deixe a saúde dos puppys sempre em dia!

Leve-o ao veterinário

A primeira coisa a se fazer para aprender a como cuidar de filhote de cachorro é levá-lo ao veterinário. Quando adotamos um filhote, a primeira coisa que precisamos fazer é levá-lo para uma consulta com o veterinário. Mesmo com a carteira de vacinação em dia é conveniente fazer esta visita para responder algumas perguntas e abrir uma ficha na clínica veterinária. Nesta consulta você também vai saber como está a saúde geral do cachorro, ver se há parasitas, vacinar e receber recomendações e cuidados sobre alimentação especialmente para ele. 

Quando desparasitar um cachorro?

A desparasitação interna e externa de um cachorro é fundamental já que os cachorros podem ser infectados por parasitas como pulgas e vermes intestinais. Embora os parasitas geralmente não causarem danos graves em manifestações leves, complicações como anemia podem ocorrer em filhotes idosos ou em animais doentes. 

Além disso, eles sempre precisam ser tratados porque podem infectar outros animais e humanos. É por isso que é muito importante prevenir e remover os vermes desde as primeiras semanas de vida, como também manter esta desparasitação durante todos os meses. 

O veterinário vai sugerir os produtos mais adequados para o seu filhote, lembrando que eles são específicos. No geral, está desparasitação interna pode começar aos 15 dias de vida, enquanto a desparasitação externa deve começar a partir das 8 semanas. 

Primeiras vacinas de um filhote de cachorro

Outro dos aspectos básicos que precisa ser levado em consideração sobre como cuidar de filhote de cachorro é a sua vacinação, que começa por volta das 8 semanas de idade e precisa ser repetida anualmente. É obrigatório vacinar contra a raiva e, durante os primeiros meses de vida, as vacinas serão administradas em várias doses consecutivas. 

Até que o período de vacinação termine, não é conveniente levar o filhote para passear já que ele não possui a imunidade desenvolvida e pode acabar desenvolvendo doenças graves. Existem países onde todos os cachorros precisam ser identificados com dispositivos microchip (colocados com uma injeção subcutânea) e permite que os seus tutores localizem-os por um sistema. 

Acessórios e alimentação de um filhote

No mercado você encontra uma variedade enorme de produtos que te ajudarão na maneira certa de como cuidar de filhote de cachorro. Se você tem dúvidas de quais são os melhores produtos para o seu pet, confira a lista a seguir para preparar a chegada do filhote em casa:

  1. Comedouros e bebedouros
  2. Cama ou almofada para o seu pet dormir
  3. Alimentos secos e molhados, ou caseiros  (é muito importante conversar com o médico do seu filhote sobre isso)
  4. Coleira e peitoral
  5. Caixa transportadora para veículos
  6. Escova
  7. Shampoo
  8. Cortador de unhas 
  9. E, claro, os brinquedos
Aprenda aqui as melhores dicas sobre como cuidar de filhote de cachorro. Não se esqueça de, após a adoação, levá-lo ao veterinário para um check up!

Como educar um filhote de cachorro

Quando você se perguntar sobre como cuidar de filhote de cachorro, um dos principais pontos é o seu adestramento. Uma educação canina básica deve incluir ensiná-los a fazer suas necessidades na rua, passear, sentar, interagir com outros animais, não pular nas pessoas e nem comer o que encontrar pelo chão. 

As aulas para filhotes são cada vez mais comuns e são uma ótima ferramenta para ensinar e solucionar as suas dúvidas com profissionais – além de desenvolver um vínculo com o filhote. A sua educação precisa estar baseada em reforços positivos para que ele se motive a continuar sempre aprendendo, estes treinamentos permitem melhorar a convivência e estimula o desenvolvimento físico e mental do pet. 

Quando exercício um filhote de cachorro deve fazer?

É fundamental brincar com o filhote e levá-lo para se exercitar para que, assim, ele possa canalizar a sua energia de maneira positiva. Para fazer isso, dedique algumas horas do dia ao seu cachorro, dentro e fora de casa, e incentive-o a correr, mas sem exageros para que ele não desenvolva problemas nas articulações. 

Lembre-se que eles estão em período de crescimento e que exercícios demais podem prejudicar a sua saúde. No geral, é recomendado fazer duas caminhadas diárias de 20 a 40 minutos, alternando entre momentos mais relaxados e ativos. Toda a atenção que puder dar será bem vinda, um filhote de cachorro precisa de muita atenção e esta é uma realidade que muitas pessoas não consideram na hora de adotar.

Analise o seu tempo disponível, bem como os recursos financeiros para garantir a melhor qualidade de vida ao seu pet. Um filhote solitário pode desenvolver mau comportamento por não ser cuidado da maneira certa, por isso é importante dedicar tempo para educar o seu cachorro com reforços positivos. Aprenda a cuidar devidamente do seu pet para desfrutar de um companheiro fiel e amoroso por muitos anos. 

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

A Clínica

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?