Hemostasia

Confira a notícia completa abaixo

Hemostasia

Hemostasia é a suspensão de sangramento ou a interrupção do fluxo sanguíneo através de um vaso. O termo também é utilizado de modo mais genérico com referência aos processos fisiológicos intricados e equilibrados que mantém o sangue em um estado de fluxo livre mas permitem a formação rápida de tampões sólidos localizados para vedar vasos lesados. A hemostasia normal depende das interações complexas de seus principais componentes: plaquetas, fatores de coagulação, fatores fibrinolíticos e vasos sanguíneos.

Saiba o que é a Hemostasia e quais são as suas consequências.

Hemostasia em condições de saúde. A hemostasia normal é mantida pelas interações numerosas e complexas de vasos sanguíneos, plaquetas, vias da coagulação, e o sistema fibrionolítico que determina a formação e a resolução de um tampão hemostático secundário após lesão vascular.

Ocorrem os seguintes eventos quando há dano a vasos sanguíneos:

  • A vasoconstrição reduz a perda sanguínea, e células endoteliais expressam tanto funções pró-trombóticas para limitar o sangramento quanto funções antitrombóticas para limitar a coagulação.
  • Plaquetas aderem ao subendotélio exposto, espalhando-se para reparar o efeito, liberam produtos que ativam outras plaquetas, células endoteliais e IFAT.
  • Quando as vias da coagulação são ativadas, a fibrinólise ajuda a controlar a extensão da coagulação degradando fibrina, o que contribui para a formação de um tampão hemostático secundário apropriado e promove por fim a sua remoção para manter fluxo sanguíneo normal.

    Anormalidades de qualquer componente desse sistema podem alterar o equilíbrio e ocasionar hemorragia ou trombose.

Hemostasia Anormal

A hemostasia anormal causa hemorragia ou trombose. Os exames laboratoriais dos componentes individuais do sistema hemostático podem ser utilizados para descobrir, explicar, monitorar ou prognosticar esses estados patológicos.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso Blog para ler mais!

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

A Clínica

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?