Oncologia Veterinária: saiba como o tratamento do câncer em animais acontece

Confira a notícia completa abaixo

câncer em animais

Oncologia Veterinária: saiba como o tratamento do câncer em animais acontece

Diagnóstico precoce do câncer 

A abordagem de prevenção da Oncologia Veterinária é tentar diminuir, ou eliminar, fatores de risco para o animal ser acometido pelo câncer. Um fator que aumenta a probabilidade de aparecimento do câncer em animais é a não castração precoce, porém a castração não é isenta de efeitos colaterais. Ela ajuda na prevenção do câncer de mama nas fêmeas e da próstata nos machos. Outro dado relevante para a Oncologia Veterinária é a obesidade. Pets obesos têm uma predisposição maior ao câncer, levando a algumas alterações significativas na vida do animal. 

Como é feito a prevenção do câncer pela Oncologia Veterinária?

Exames de sangue, de imagem e check up periódicos são importantes para detectar precocemente qualquer alteração que possa levar o médico veterinário ao diagnóstico de câncer. 

O que fazer se o seu animal foi diagnosticado com câncer? 

Assim que identificar um nódulo o primeiro passo é procurar assistência médica o mais rápido possível, de preferência um profissional que tenha especialização em oncologia veterinária. Existe uma crença popular de esperar que o nódulo cresça antes de levar o pet ao veterinário. Esta conduta está errada porque, quanto mais precoce este tumor é identificado, maiores são as chances de cura e de tratamento do paciente. 

Uma vez identificado um aumento de volume, nódulo ou ferida, a principal recomendação é marcar uma consulta com o veterinário do seu pet o quanto antes. Dessa forma, o melhor tratamento vai ser conduzido e as chances de uma boa recuperação para o seu amigo serão altas. 

Existem várias abordagens para tratar o câncer em animais, como a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.

A maioria das pessoas pensa que o tratamento com a quimioterapia é muito agressivo para os cães quando, na verdade, a maioria deles vão apresentar efeitos colaterais de grau leve a moderado. Os nossos amigos caninos, portanto, têm uma resistência muito maior a tratamentos quimioterápicos do que as pessoas. 

O medo do diagnóstico nos impede, muitas vezes, de levarmos o animal a uma assistência médica, mas isso deve acontecer ao contrário. Quanto mais cedo levarmos os nossos pets para consultar um médico, maiores serão as chances de curar o câncer. 

Como podemos prevenir as doenças? 

Identificar a lesão logo no início aumenta consideravelmente as chances de cura com o tratamento. Esse check up deve ser feito periodicamente pelo médico veterinário, e ele inclui exames de sangue, de imagem, ultrassom de abdômen e de tórax ou outros que o clínico achar necessário. Estes exames podem levar a detecção precoce de lesões e alterações, podendo ser indicado o tratamento específico para aquela alteração  e melhorando o diagnóstico do paciente. 

Cuidado paliativo e Oncologia Veterinária

O cão e o gato diagnosticados com câncer, mesmo em estágios mais avançados, sempre podem ter cuidados paliativos. Ou seja, sempre é possível fazer alguma coisa para salvá-los. O cuidado paliativo pode ser feito em qualquer momento do diagnóstico mas, especificamente para os pacientes terminais, este tratamento ajuda a controlar a dor e diminui os sintomas desfavoráveis, como a febre e a falta de apetite. Sob assistência médica, tratamentos que melhorem a qualidade de vida do animal podem ser indicados. 

Mesmo em um diagnóstico de câncer em estágio avançado, procure uma assistência médica. Lá você encontrará profissionais qualificados que ajudarão você a encontrar a solução para melhorar a qualidade de vida do seu pet. Para isso você pode contar com a clínica do Dr. Abilio! Podemos atuar, juntos, para melhorar a saúde do seu pet e deixá-lo mais feliz, não importando a fase da sua vida. 

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

A Clínica

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?