Você sabe o que é a Leishmaniose? Em cães ela é visceral, se referindo às víceras, e em gatos ela é tegumentar, ou seja, acontece na pele.
Como a Leishmaniose ataca cães e gatos?
Nos cães a Leismaniose é muito mais causa de doenças dos rins, olhos, articulações , fígado do que pele. Nos gatos é o contrário. O protozoário Leishmania infantum está na base, causa oculta, de muitas doenças dos órgãos já mencionados. Ele, o patógeno, não tem sido diagnosticado na mesma proporção da sua presença porque o exame mais feito , sorologia, dá muitos falsos negativos.
Como a Leishmaniose é diagnosticada?
Os melhores exames pra diagnosticar esse patógeno são o PCR do sangue de medula óssea e o histológico de gânglios linfáticos e pele. Todo doente renal, com uveíte, artrite , hepatite e dermatopatias devem ser investigados pra esse patógeno.
Anemias de qualquer natureza e/ou trombocitopenia , assim como trombocitopenia devem ser feitos exames para diagnóstico de leishmania infantum. Trombocitopatia ocorre quando, apesar do número delas estar dentro do intervalo fisiológico, a função está comprometida.
Como prevenir a Leishmaniose?
Muitos casos de sangramento nasal em cães é por conta da Leishmaniose. Epistaxe é o nome técnico desse evento. O uso de repelentes nos cães e gatos é a melhor maneira de prevenção.Nos gatos a única coleira a ser utilizada é a Detesto, nos cães várias.
Vacinas podem ser usadas nós cães. Nos gatos não. Medicamentos orais pra prevenção e tratamento de carrapatos e pulgas não previnem a infecção por Leishmania infantum. Pacientes soronegativos para leishmania infantum podem ter PCR positivo no exame de sangue de medula óssea. A Leishmaniose é uma doença subdiagnosticada.
A Leishmaniose pode estar presente ao mesmo tempo com outras doenças no paciente. Câncer e Leishmaniose podem estar juntos. Babesiose e Leishmaniose. E muitas outras juntas.
Conheça a nossa clínica
Se o seu pet foi diagnosticado com Leishmaniose, tumor ou com câncer, entre em contato com a nossa clínica para fazermos o diagnóstico certo e o tratamento que garanta qualidade de vida para o seu amigo. O Dr. Abílio é um dos únicos médicos veterinários especializados em Pancreatectomia no estado do Rio Grande do Sul, com a gente o seu pet estará em boas mãos!