O que é a Neoplasia em animais?

Confira a notícia completa abaixo

Neoplasia em animais

O que é a Neoplasia em animais?

Neoplasia em animais é o nome que se dá a um grupo de células anormais alteradas geneticamente e que o corpo não consegue impedir o seu crescimento. A palavra tumor é sinônimo de Neoplasia, já a palavra câncer se refere aos tumores malignos.

Quais são os tipos de tumores?

Existem dois tipos de tumores em animais, os malignos e os benignos. Esta classificação depende de diversos fatores como a diferenciação celular, que nada mais é do que quando a célula com alteração se parece com a célula normal e que deu origem a ela. Quanto menor a semelhança, maior a chance do tumor ser maligno.

Outro fator que ajuda na classificação dos tumores em animais é a sua velocidade de crescimento, que está diretamente ligado à diferenciação celular. Tumores benignos tendem a se multiplicar devagar porque são células mais complexas, já os tumores malignos tendem a ser mais simples e a sua capacidade de crescimento é muito mais alta.

A invasão tecidual é outro fator com relação a quanto esse tumor vai conseguir penetrar em diversas camadas do corpo, como a pele, a musculatura e os ossos. Ao contrário dos tumores benignos, os tumores malignos tendem a ser mais invasivos no organismo do animal.

O fator decisivo para a classificação de tumores em animais como benignos e malignos é a sua metástase, que nada mais é do que o tumor aparecer em outras regiões do corpo. Somente os tumores malignos causam metástase e isto está ligado a sua alta invasão tecidual. Com isso, os tumores malignos acabam alcançando a corrente sanguínea e o sistema linfáticos.

Tumores Hepáticos e Pancreatectomia

Neoplasia em animais é o nome que se dá a um grupo de células anormais alteradas geneticamente e que o corpo não consegue impedir o seu crescimento. A palavra tumor é sinônimo de Neoplasia, já a palavra câncer se refere aos tumores malignos.
Neoplasia em animais é o nome que se dá a um grupo de células anormais alteradas geneticamente e que o corpo não consegue impedir o seu crescimento. A palavra tumor é sinônimo de Neoplasia, já a palavra câncer se refere aos tumores malignos.


Quando o assunto são tumores hepáticos, alguns critérios são necessários para decidir qual paciente tem real indicação de cirurgia. Normalmente o fígado do animal pode ser alvo de metástase, ou seja, da progressão de alguns tumores.

É frequente a metástase de tumores no fígado, baço e no pulmão para outros órgãos do animal. Existem situações onde estes órgãos são acometidos por um câncer primário e que são caracterizados por massas únicas e isoladas.

Os tumores em animais primários costumam crescer como grandes massas isoladas, enquanto as metástases seguem um padrão mais isolado e difuso no organismo do animal. O fígado é responsável por sintetizar a principal proteína clareadora do nosso organismo, a albumina, e quadros de hipoalbuminemia estão relacionados a processos de cicatrização prolongados e distúrbios hemodinâmicos.

Qual é a função do fígado?

Uma outra função importante do fígado é a síntese de síntese de fatores de coagulação. Um paciente que vai para uma ressecção de coagulação de áreas grandes do fígado tem esta síntese prejudicada. Isto significa que o pet vai coagular de maneira muito mais lenta, o que faz com que o cirurgião precise ter um cuidado muito maior durante a operação.

O fígado participa da desintoxicação do metabolismo do organismo. Por isso, se o seu pet apresentar alguma doença relacionada a este órgão, é importante que os medicamentos escolhidos para o tratamento sejam metabolizados e eliminados pelos pulmões. Esta regra também vale aos fármacos que serão utilizados durante a Pancreatectomia, técnica cirúrgica utilizada para tratar o fígado dos animais.

Por fim, o fígado desempenha um papel importante nas reações imunitárias e nas ações fagocitosas de alguns agentes bacterianos que são absorvidos pela veia porta, oriundos do intestino. Isto faz com que pacientes que vão para a cirurgia de fígado, como a Pancreatectomia, se beneficiem de antibióticos pré-cirúrgicos.

Conheça a nossa clínica

Se o seu pet foi diagnosticado com tumor ou com câncer, entre em contato com a nossa clínica para fazermos o diagnóstico certo e o tratamento que garanta qualidade de vida para o seu amigo. O Dr. Abílio é um dos únicos médicos veterinários especializados em Pancreatectomia no estado do Rio Grande do Sul, com a gente o seu pet estará em boas mãos!

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

A Clínica

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?