Leishmaniose: a doença subjacente

Confira a notícia completa abaixo

Leishmaniose

Leishmaniose: a doença subjacente

Você sabe o que é a Leishmaniose? Em cães ela é visceral, se referindo às víceras, e em gatos ela é tegumentar, ou seja, acontece na pele.

Como a Leishmaniose ataca cães e gatos?

Nos cães a Leismaniose é muito mais causa de doenças dos rins, olhos, articulações , fígado do que pele. Nos gatos é o contrário. O protozoário Leishmania infantum  está na base, causa oculta, de muitas doenças dos órgãos já mencionados. Ele, o patógeno, não tem sido diagnosticado na mesma proporção da sua presença porque o exame mais feito , sorologia, dá muitos falsos negativos.

Como a Leishmaniose é diagnosticada?

Os melhores exames pra diagnosticar esse patógeno são o PCR do sangue de medula óssea e o histológico de gânglios linfáticos e pele. Todo doente renal, com uveíte, artrite , hepatite e dermatopatias devem ser investigados pra esse patógeno.

Anemias de qualquer natureza e/ou trombocitopenia , assim como trombocitopenia devem ser feitos exames para diagnóstico de leishmania infantum. Trombocitopatia ocorre quando, apesar do número delas estar dentro do intervalo fisiológico, a função está comprometida.

Saiba o que é a Leishmaniose e como ajudar o seu pet.

Como prevenir a Leishmaniose?

Muitos casos de sangramento nasal em cães é por conta da Leishmaniose. Epistaxe é o nome técnico desse evento. O uso de repelentes nos cães e gatos é a melhor maneira de prevenção.Nos gatos a única coleira a ser utilizada é a Detesto, nos cães várias.

Vacinas podem ser usadas nós cães. Nos gatos não. Medicamentos orais pra prevenção e tratamento de carrapatos e pulgas não previnem a infecção por Leishmania infantum. Pacientes soronegativos para leishmania infantum podem ter PCR positivo no exame de sangue de medula óssea. A Leishmaniose é uma doença subdiagnosticada.

A Leishmaniose pode estar presente ao mesmo tempo com outras doenças no paciente. Câncer e Leishmaniose podem estar juntos. Babesiose e Leishmaniose. E muitas outras juntas.

Conheça a nossa clínica

Se o seu pet foi diagnosticado com Leishmaniose, tumor ou com câncer, entre em contato com a nossa clínica para fazermos o diagnóstico certo e o tratamento que garanta qualidade de vida para o seu amigo. O Dr. Abílio é um dos únicos médicos veterinários especializados em Pancreatectomia no estado do Rio Grande do Sul, com a gente o seu pet estará em boas mãos!

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

A Clínica

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?