Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinvetdrabilio/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Leishmaniose canina

Diretrizes para o manejo prático da Leishmaniose canina

Confira a notícia completa abaixo

Leishmaniose canina

Diretrizes para o manejo prático da Leishmaniose canina

A partir do estudo publicado pelo Grupo LeishVet acerca do manejo da Leishmaniose canina, este artigo se trata de um breve resumo traduzido para abordar os principais pontos deste estudo.

Devido a alta complexidade dessa infecção zoonótica e de ampla manifestação clínica, o manejo da leishmaniose canina é desafiador. As recomendações foram construídas combinando uma revisão abrangente de estudos baseados em evidências, ampla experiência clínica e discussões críticas de opinião consensual. As diretrizes apresentadas aqui em uma versão curta com exibição gráfica de tópicos sugerem abordagens padronizadas e racionais para o diagnóstico, tratamento, acompanhamento, controle e prevenção da leishmaniose canina. 

Um sistema de estadiamento que divide a doença em quatro estágios visa auxiliar o clínico na determinação da terapia adequada, previsão do prognóstico e implementação das etapas de acompanhamento necessárias para o manejo do paciente com leishmaniose.

Leishmaniose canina

A leishmaniose canina deriva do Leishmania infantum é uma espécie de protozoário potencialmente fatal para humanos e cães. A leishmaniose é uma doença endêmica que atinge mais de 70 países no mundo, tais como:  regiões do sul da Europa, África, Ásia, América do Sul e Central e tem sido relatada também nos Estados Unidos da América (EUA). É também uma preocupação importante em países não-endêmicos, onde cães importados doentes ou infectados tornam-se um problema veterinário e de saúde pública.

Como é o ciclo de vida e a transmissão da Leishmaniose canina?

Leishmania completa seu ciclo de vida em dois hospedeiros, transmitido na forma a forma promastigota, que é flagelada e extracelular, e em um mamífero, onde a forma amastigota intracelular se desenvolve e se replica (Figura 1). Os insetos flebotomíneos são os únicos artrópodes adaptados para a transmissão biológica da Leishmaniose. A proporção relativamente baixa de flebotomíneos abrigando Leishmania infantum (0,5 – 3%) é suficiente para manter a infecção em áreas endêmicas. Modos de transmissão além dos flebotomíneos também foram descritos, mas seu papel na história natural e epidemiologia da Leishmaniose permanece incerto (Figura 1)

Outros modos de transmissão foram comprovados e incluem:

  • Transfusão de sangue de doadores de sangue que são portadores de infecção;
  • Transmissão vertical;
  • Transmissão venérea.

A seleção adequada de doadores de sangue canino é de grande importância para a prevenção da infecção por Leishmania infantum e as recomendações sobre a seleção de doadores estão resumidas graficamente na Figura 2.

Além disso, os modos de transmissão suspeitos, mas não comprovados, incluem:

1) transmissão direta de cão para cão através de mordidas ou feridas;

2) transmissão por outros artrópodes hematófagos como carrapatos e pulgas.

A Leishmania infantum frequentemente segue um padrão insidioso e crônico de infecção. Portanto, a Leishmaniose é uma doença na qual a infecção não é igual à doença clínica, resultando em uma alta prevalência de infecção subclínica.

A infecção em cães pode ser subclínica, como uma doença autolimitada ou uma doença grave (que pode ser fatal). A infecção subclínica não é necessariamente permanente e fatores como imunossupressão ou doenças concomitantes podem quebrar o equilíbrio e levar à progressão da doença clínica em cães.

Fatores para o desenvolvimento da Leishmaniose


Vários fatores predisponentes para o desenvolvimento da doença têm sido citados, incluindo raça, idade e antecedentes genéticos. Algumas raças de cães como Boxer, Cocker Spaniel, Rottweiler e Pastor Alemão parecem ser mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença, enquanto outras como o Ibizian Hound raramente desenvolvem sinais clínicos de Leishmaniose. O gene Slc11c1 (Solute carrier family 11 member a1), anteriormente denominado N-RAMPI, e certos alelos dos genes MHC II foram associados à suscetibilidade a doença. A idade parece ser um fator importante. A distribuição da doença é bimodal, com maior prevalência relatada em cães menores de 3 anos e maiores de 8 anos.

Conheça a Clínica Doutor Abílio

Estamos sempre atualizando nosso Blog com assuntos importantes como a Leishmaniose, abordando avanços de tratamento e inovações na área.

A Clínica Dou Abílio é pioneira e referência no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa. Entre em contato conosco por aqui.

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Desconto Exclusivo

Para Leitores do Site

Informe que você viu essa Promoção pelo Site e Solicite o seu Desconto agora mesmo!

10% de desconto no atendimento

Agende sua Consulta por Email abaixo ou

Retornaremos o contato para informar os horários disponíveis

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

Com uma estrutura completa e moderna, nossa clínica está pronta para receber você e seus pacientes. Nossos profissionais altamente qualificados e apaixonados por cuidar dos animais estão prontos para fornecer todo o suporte necessário durante o diagnóstico, tratamento e procedimentos cirúrgicos.

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Estamos disponibilizando o serviço de creche para cães. O valor fica 30 reais por turno e para ser um cão aluno o mesmo deve ser vacinado, vermifugado e ter o controle de pulgas e carrapato em dia. Qualquer dúvida entre em contato nos telefones 51 33405683 ou 51 991738529 para realizar a inscrição na creche do seu melhor amigo.

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?