Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/clinvetdrabilio/www/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Tratamento para Trombocitopenia Imune com pepticorpo (2021)

Estudo de caso: tratamento com pepticorpo para Trombocitopenia Imune (PTI)

Confira a notícia completa abaixo

Trombocitopenia Imune

Estudo de caso: tratamento com pepticorpo para Trombocitopenia Imune (PTI)

O desenvolvimento da Trombocitopenia Imune em cães é muito semelhante como ocorre em humanos. Atualmente, é utilizado como tratamento para PTI em humanos, o medicamento com base de proteína de fusão ou pepticorpo.

Assim, trouxemos este breve resumo de um estudo aplicado pela BMC Veterinary Research, aonde foi realizado testes em cinco cães diagnosticados com PTI, e obtiveram interessantes respostas com o tratamento de pepticorpo.

A Trombocitopenia Imune (PTI)

A Trombocitopenia Imune é uma doença hemorrágica e autoimune em humanos, aonde ocorre destruição imunomediada de plaquetas e prejudica a trombopoese – formação de plaquetas na medula óssea.

Da mesma forma que os humanos contraem essa doença, os cachorros desenvolvem a PTI de forma espontânea ou a partir de doenças infecciosas ou neoplásticas. E o seu diagnóstico, em ambas espécies é baseado na exclusão de causas conhecidas ou doenças subjacentes.

Tratamento para PTI

Atualmente, as opções de tratamento para Trombocitopenia Imune em humanos e cães são as mesmas. É feita a administração de corticoides e, são geralmente conhecidos como tratamento de primeira linha em pacientes humanos e cães afetados. Entretanto, o efeito dos esteroides não é previsível nesses casos.

Estima-se que 2/3 dos pacientes humanos conseguem alcançar uma resposta completa ou parcial com corticoide, embora uma alta proporção de pacientes busquem terapias alternativas. Da mesma forma, o tratamento com esteroides em cachorros pode permanecer ineficaz, causando, além disso, reações graves.

Ainda não há uma definição concreta de um tratamento de segunda linha para cães, podendo ser inclusas como opções: transfusões de plaquetas e altas doses intravenosas de imunoglobulinas (IVIgG) para tratamento agudo, Vincristina, Azatioprina, Micofenolato de Mofetila, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Danazol, Leflunomida e, por fim, Esplenectomia, para casos de tratamento de longo prazo ou em casos de reincidência ou ITP refratária. As taxas de reincidência e mortalidade em cães variam entre 9% e 43%

Utilização de pepticorpo em humanos

Durante a última década, novos aspectos e tratamentos foram estudados, obtendo uma resposta ainda melhor no tratamento de Trombocitopenia Imune. É o caso do medicamento de proteína, que se trata de um pepticorpo de 59 kDa que se liga ao domínio extracelular de TPO-R em megacariócitos e plaquetas, ativando os receptores e aumenta a contagem de plaquetas.

Aplicação do medicamento em cachorros

Foi realizado o estudo com o tratamento já utilizado em humanos em cinco cães com Trombocitopenia Imune primária ou secundária, na clínica para pequeno porte da Universidade Livre de Berlim. Os critérios de inclusão foram os diagnósticos primários ou Trombocitopenia Imune secundário com base em registros médicos completos, contagens de plaquetas <150.000/μl e um teste de plaquetas positivo. ITP primária só foi diagnosticada, quando não havia evidência de qualquer outra doença subjacente ou causa que pode ter desencadeado a destruição das plaquetas.

A dosagem para cada cão foi administrada a partir de dados humanos, e era dependente das respostas clínicas.

Tal medicamento é um medicamento licenciado na medicina humana, portanto, não está disponível na medicina veterinária, não havendo a necessidade de aprovação de um comitê de ética. Além disso, todos os cães foram tratados usando terapia padrão (melhores práticas de cuidados veterinários) antes de usar este novo agente.

Resultados

Dependendo da disponibilidade do remédio e do grau de severidade de Trombocitopenia Imune em cães afetados, o tratamento foi inicialmente administrado com uma dosagem de 3–5 μg/kg por semana. Antes do tratamento com o pepticorpo, todos os cães foram submetidos ao tratamento convencional e tiveram uma ou mais recaídas. O tratamento foi ineficaz ou foi interrompido para evitar o desenvolvimento de efeitos colaterais.

Administração de medicação resultou em um aumento da contagem de plaquetas em um período de 3 a 6 dias após o início do tratamento e em 4 dos 5 cães tratados. O outro cão sofria de Erliquiose e hepatopatia, e não respondeu à administração de 5,3 μg/ kg do medicamento. O exame da medula óssea revelou a presença de numerosos megacariócitos.

Um aumento de dose foi feito após os 2 meses seguintes, o cão recebeu primeiro 13 μg/kg e, em seguida, 10 μg/kg após uma semana. Simultaneamente, a prednisona foi administrada novamente devido à deterioração da hepatopatia. Na segunda injeção, foi observado um aumento na contagem de plaquetas. Relatamos aqui uma duração média de tratamento de 13,8 semanas, que estavam variando para cada cão individual. Nenhum dos cães tratados desenvolveram quaisquer efeitos colaterais. Terapias concomitantes ao tratamento, foram gradualmente reduzidas e interrompidas em três cães quando a contagem de plaquetas estava estabilizada. Curiosamente, nenhum dos cinco cães teve uma recaída durante a observação. Além disso, a dose inicialmente administrada pode ser reduzida em quatro casos.

Conclusão

Após análise, conclui-se que o pepticorpo é eficaz no tratamento de PTI em cães, pelo menos tão bem quanto em humanos. Esta descoberta pode ajudar a desenvolver e usar novas terapias para PTI em cães e humanos.

Conheça a Clínica Doutor Abílio

Hoje trouxemos um breve resumo sobre um importante estudo sobre a Trombocitopenia Imune. Para aprofundar o conhecimento, acesso o artigo completo aqui. Somos pioneiros no atendimento 24 horas em Porto Alegre e região. Desde 1976, atuamos com emergências em cães e gatos com toda infraestrutura que você precisa. Entre em contato conosco por aqui.

Deseja entrar em Contato?

Redes Sociais:

Desconto Exclusivo

Para Leitores do Site

Informe que você viu essa Promoção pelo Site e Solicite o seu Desconto agora mesmo!

10% de desconto no atendimento

Agende sua Consulta por Email abaixo ou

Retornaremos o contato para informar os horários disponíveis

Tornar meu pet um doador

Ao transfundir pacientes com anemias , devemos considerar sempre se ela é regenerativa ou arregenerativa.

Os pacientes com anemias francamente regenerativas, devem ser investigados com a mensuração do Lactato. Quando este estiver elevado, a transfusão está indicada.

Desta forma estabelecemos um critério racional do uso do sangue.

Retornaremos o contato para cadastro assim que possível

Quando seu cão precisar ser transfundido, leve um potencial doador onde ele está sendo atendido.

Cursos

Inscreva-se agora!

Retornaremos com as próximas datas

Com uma estrutura completa e moderna, nossa clínica está pronta para receber você e seus pacientes. Nossos profissionais altamente qualificados e apaixonados por cuidar dos animais estão prontos para fornecer todo o suporte necessário durante o diagnóstico, tratamento e procedimentos cirúrgicos.

Pioneira no serviço de atendimento 24 horas, a Clínica Veterinária Doutor Abílio é expoente em atendimentos emergenciais de cães e gatos desde 1976.

O fundador Abílio Gomes, formado pela UFRGS e com especialização em cirurgia de pequenos animais pela UFSM, é um renomado profissional do ramo da Saúde Animal no Brasil.

O espaço conta com uma infraestrutura completa:

Raio X Digital, Eletrocardiografia, Laboratórios de Patologia Clínica, Sala de Ecografia, Salas de Cirurgia, Anestesia Inalatória, Monitor Cardíaco e Equipo Dentário.

Equipe

Doutor Abílio

Abílio Gomes

Jean Gomes

Serviços

Especializados

A eletroquimioterapia em cães e gatos é a combinação de duas técnicas diferentes: a quimioterapia, utilizada em tratamento de neoplasias e a eletroporação. A combinação das duas técnicas tem como intenção potencializar a ação das drogas quimioterápicas, COM AÇÃO LOCAL .

A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.  A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos animais. 

A hemoterapia é quando se utiliza o sangue total ou os componentes em separado no tratamento. Existe a possibilidade de existirem reações com a incompatibilidade sanguínea ao utilizar o sangue total nos cães e gatos. Mas tendo o diagnóstico da doença que precisa ser tratada pela hemoterapia veterinária, podem ser diminuídas ou até zeradas as chances de haver alguma reação na transfusão. Os testes de tipagem sanguínea e compatibilidade sanguínea atualmente são fundamentais na medicina transfusional.

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna nos animais.  O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. A oncologia também trata dos tumores benignos.

Estamos disponibilizando o serviço de creche para cães. O valor fica 30 reais por turno e para ser um cão aluno o mesmo deve ser vacinado, vermifugado e ter o controle de pulgas e carrapato em dia. Qualquer dúvida entre em contato nos telefones 51 33405683 ou 51 991738529 para realizar a inscrição na creche do seu melhor amigo.

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e implacável.

A Clínica do Doutor Abílio é destinada diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Nossa clínica oferece serviços laboratoriais há 27 anos com diferentes tipos de exames! Já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.

A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.

O Eletrocardiograma veterinário, também conhecido pelas siglas ECG, é um exame não invasivo e fundamental para a cardiologia. Sem dúvidas, por muitas vezes, ele permite mostrar o que não está bem no coração do animal, permitindo cada vez mais diagnósticos precisos das cardiopatias.

Entre em Contato!

Retornaremos assim que possível

Open chat
Precisa de ajuda?